sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Retruco Do Gaudério #6

 
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas"

                Tenho lido e ouvido muito essa frase célebre do Antoine de Saint-Exupéry(1900-1944) nos últimos tempos. É como se as pessoas tomassem isso como filosofia atual e achassem que essa é a grande descoberta da "nova era". A minha grande dúvida é: "Quando isso se perdeu???"
                Li o livro do Pequeno Príncipe quando tinha uns 8 anos. Lá em Porto Alegre, a cultura literária é bem grande e eu sempre li bastante. Ainda mais com uma mãe professora. Ela ganhava livros de literatura infanto-juvenil das editoras, para que recomendasse para os alunos e usasse em suas aulas. Lógico que eu devorava todos eles. Li quase toda a Série Vaga-Lume (Lembram dessa), li alguns dos autores infantis quando era criança, como Lya Luft, Monteiro Lobato, Lewis Carrol e outros...   Cara, a leitura sempre me atraiu. Era um mundo novo e que me jogava pra uma linha de pensamentos sem limites, aventuras sem fim.
                A leitura de livros infanto-juvenis ajudou muito a minha formação de interpretação das coisas que me rodeiam, já que temos que interpretar as coisas que acontecem nas parábolas contadas pelos autores. Essa formação é muito útil para as crianças que estão começando o contato com o mundo. Hoje, vejo adultos citando frases do Saint-Exupéry como se fossem as maiores pérolas da filosofia. Fico pensando se essas pessoas, que tem hoje seus 30 anos, entendem bem o recado das frases que citam. O que vejo no mundo atual é exatamente o contrário. Gente que nunca aplica os princípios mais simples que o livro mais simples dele inspirou nas crianças que o entenderam. Uma lição que uma raposa ensinou sobre a amizade, uma lição sobre egoísmo que é ensinada por uma rosa solitária em um planeta solitário. Hoje, as pessoas pensam cada vez menos em ajudar quem às cerca e cada vez mais em tirar proveito de todas as pessoas que estão à sua volta. É uma situação quase cômica, se não fosse trágica. Gente que escreve sem saber o que está escrevendo. Uma "geração cópia". Essa coisa de repetir sem pensar foi facilitada por uma sequência chamada "CTRL+C/CTRL+V". Não é só nos trabalhos escolares que uma geração inteira só faz cópias de sites. Pessoas tem feito isso com seus pensamentos. Não tem mais a prática de interpretar o que se passa na volta delas. É muito mais fácil copiar o comportamento e a interpretação da "massa" e seguir um grupo. Tu fica "diluído" no meio da multidão e teus erros não aparecem.            
                Assumir várias coisas em nossa vida podem mudar MUITAS coisas que acontecem no mundo hoje. Assumir nossos erros, assumir nossa opiniões, assumir nossos méritos. Assumir nossas ESCOLHAS! Isso sim é ser responsável, não só pelo que cativamos, mas por tudo em nossa vida. Quando somos responsáveis pelos nossos atos, tomamos a devida proporção de quanto eles atingem o andamento do mundo das pessoas que nos rodeiam. É uma grande cadeia de acontecimentos que acontece só por nossas escolhas, mesmo as menores. Uma simples palavra mal escolhida pro momento, um gesto quase imperceptível, o tom de cumprimentar alguém... Tudo isso pode mudar completamente o nosso dia e a maneira de pensar de todas as pessoas envolvidas nisso.
                Aí vocês vão perguntar se temos mesmo toda essa responsabilidade em cima do que acontece à nossa volta. SIM!!!!  Temos sim a opção de mudar de vida através da mudança simples na maneira de ver o mundo à nossa volta. Basta parar e olhar um pouco pra ele. Colocar a nossa habilidade de interpretar, aquela que treinamos desde criança lendo os pequenos livrinhos infantis ( Aqueles com poucas páginas, muitas figuras e simples de entender.), pra ser usada interpretando o mundo que nos cerca e as decisões de pessoas que nos rodeiam. Temos que entender quem está do nosso lado pra saber como influenciamos essas pessoas.
                Claro que tu, leitor, vai me dizer que isso é quase impossível, mas...  
                QUE GRAÇA TERIA SE FOSSE FÁCIL?!?!??!?!?!


Sonzinho pra fazer pensar "de leve"!



Siga: @mdace80

Um comentário: