sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Retruco Do Gaudério #7


Coisa boa, chegou o verão!

         O verão chegou e, como moro em um lugar turístico de verão, comecei a ver as incongruências da nossa sociedade consumista e doida...

         As pessoas fazem sempre a mesma coisa. Esperam o final do ano e juntam as famílias pra vir pra Ilha e fazer uma "farofada". Casas cheias de gente, o que acaba gerando uma falta de infraestrutura dentro da casa (Quem dirá fora). Idas pra praia no horário em que TODAS as pessoas vão, o que gera engarrafamentos desde a saída de casa. Compras em lojas com preços típicos de turistas, o que faz o cidadão pagar 6 reais por uma lata de cerveja e 4 por uma de refrigerante. Pra quem vive disso, esse comércio oportunista é maravilhoso.

         Confesso que nem tenho problemas com isso. Se as pessoas conseguem sobreviver durante o ano todo desse "comércio" (Exploração, vamos usar o termo certo), que bom! A minha grande questão é que as pessoas gastam tudo isso sem nem pensar o motivo e o valor do que estão fazendo. Homens compram garrafas de bebidas que custariam 50 reais, em um mercado normal, por 150 ou 200 reais em uma festa, só pra impressionar a mulher que está do lado deles. O que é ainda pior: FUNCIONA!!!!!  O cidadão compra uma entrada em uma festa de Reveillon por 1500 reais, compra um carro rebaixado, que nem passa nos quebra-molas da cidade, por mais de 300mil reais só porque as mulheres acham bonito. Essa futilidade sim, me impressiona.

         A época de festas é ma época em que essas (falta de) "virtudes" ficam mais evidentes aqui na terrinha turística. MUITA gente vem pra cá só pra "aparecer" através do seu dinheiro. MUITA gente vem pra se aproximar dos famosos que aportam aqui e tentar "subir na vida" através da subida no colo das criaturas que tem fama e dinheiro. Será esse mesmo o motivo que atrairia uma pessoa pra lugares turísticos em épocas de alta temporada?!?!

         Só pode ser...   As estradas estão completamente engarrafadas e perigosas, os lugares turísticos estão tão lotados que chega a ser desconfortável de andar por eles. As pessoas olham menos ainda pra quem está do seu lado. É como se todo mundo levasse ao pé da letra a expressão "Caçar na Noite". Essa loucura começa logo antes das festas de fim de ano e vai até o carnaval, que marca o fim da época de caça por fama e fortuna fácil. Depois do carnaval a vida volta ao seu normal aqui na ilha.

Por isso, a música de hoje não poderia ser outra: 


Em uma versão que merece citação só por lembrar da voz da Nara Leão!
(Desculpa, sou neto de negro. Não tem como não gostar de samba! hehehehe)

FELIZ 2012, galera!!!!!!


Siga: @mdace80

Nenhum comentário:

Postar um comentário