sábado, 19 de novembro de 2011

Prosas Que o Mundo Dá XXXV


(De) lírio

De lírio é a cor do meu travesseiro surrado, que guardo no saguão cor de alecrim. Era o meu cheiro e minha fantasia. Meu espaço. Meus cacos. Tudo que dali saía me diminuía. Bolsas velhas e poeira das casas compunham aquele espaço insano e esperado. Aliás, todos os dias eu queria estar ali, mesmo que sentado no pufe do meu avô, que tanto me lembra velório.

O local, que outrora abrigou adornos para cavalos, me servia de companhia. Ficava no quintal esquecido daquele estranho sítio urbano. Se muitos pés passaram por aquelas madeiras, já não sei; mas sei de alguns que cravaram, pois judiaram dos tocos e quebraram alguns pregos enferrujados da porta de entrada.

De lírio aquele aroma. Ainda não esqueço tão fácil.

Desajeitava-me para dormir, posto que toda velharia, posta desordenadamente, refletia minha ânsia de ser parte daquele ambiente. Acordava com uma dor que se esculpia nas prateleiras desertas e saudosas de clássicos literários. Tantos nomes se repousaram. Ouço de longe Dostoiévski brigando com Oscar Wilde, em um duelo eterno de personagens fortes. Monteiro Lobato dando seu sítio para não entrar em uma viagem estrangeira.

Insistem em chamar as coisas que passam pela minha cabeça de relíquia. Todavia as tenho como objetos, passando longe da minha psique.

Era um simples mapa da minha infância e do que me foi tudo. Era um simples mapa do meu coração; que foge da razão; ginga com a lógica e mergulha em um infinito esquecido nas rodas de oração. Se é um delírio completo, deixo ao leitor. É parte de mim que pulsa naquele lugar. Tem cor de lírio e forma de sangue: o meu.



14 comentários:

  1. Eita meu irmão, legal, faz tempo que não leio poesias, mais legal ainda é saber que as letras podem exalar cheiro e sentimentos diversos... Saudades dos velhos tempos que não voltam mais... lembranças...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Tadeu. Algumas lembranças se fazem tão presentes que conseguimos até mesmo sentir o cheior delas. A mente humana é fascinante e delirante. Bjus

    Vivian Prestes

    ResponderExcluir
  3. Vish Bom Demais!!Gostei Muito!!Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns amigo...ainda existem poetas...graças a Deus...muito bom mesmo...abraços...Lucas Alvim

    ResponderExcluir
  5. Parabéns! Amo você!... Abração, Tia Rita

    ResponderExcluir
  6. Nossa...muito bem criado MESMO!! PARABÉNS cunhado! Como sempre nos dando orgulho com seus escritos belíssimos, profundos e inteligentes, sabendo usar como ninguém a razão e a emoção! Muito bom!!=)PARABÉNS!^^

    ResponderExcluir
  7. Filho,

    Bonito, belo, sereno e cheio de rima.
    Forte, robusto e sincero.
    Assim é a vida, assim tem que continuar... é no pequeno que vemos a beleza da vida, no grande nossa visão fica limitada.
    Deus lhe abençoe e lhe cubra de paz. Deus lhe acompanhe e ensine a evangelizar através dos dons recebidos.
    bjs. paz.....
    tadeu

    ResponderExcluir
  8. Simplesmente MARAVILHOSO. Parabéns!!!
    Lua Azul

    ResponderExcluir
  9. Rita mãe
    Meu filho...Tenho orgulho de saber que coloca os seus dons a serviço do conhecimento. Que Deus te abençõe e te ilumina para ser útil nesse mundo da poesia. Te amo.

    ResponderExcluir
  10. Tadeu, boa demais sua prova!!! Como é bom ter boas lembranças que se fazem tão presentes! Parabéns! Grande abraço. Max

    ResponderExcluir
  11. MUITO BOM!!!!!

    Falar, com sentimentos, dessa "bagagem" que a vida nos dá e da forma como nosso legado afeta nossa visão do mundo é uma coisa BEM complicada. Tu soube fazer isso com uma simplicidade e beleza ímpares no teu texto, Tadeu.

    Bom mesmo, cara!

    ResponderExcluir
  12. Sinto imensos orgulho e satisfação em recebê-lo por aqui a reforçar os laços que unem nossas convicções... Palavras, poesias e pensamentos...

    Agradeço muito ao trabalho que aqui apresentaste, Tadeu... E deixo as portas abertas para sempre que tiveres uma nova sensibilidade com esta cara de Noites de Outros Dias...

    Parabéns pelas belas palavras e pela sensibilidade com que proferiu os sentidos...

    ResponderExcluir
  13. Poxa, bacana demais ler os comentário de todos aqui. Muitas pessoas especiais que sempre acompanham as minhas palavras. Todos estão em meus (de)lírios.

    Sem palavras para agradecer!!

    Obrigado a todos e, em especial, à Darla. Primeiro, pelo excelente blog, que leio todos os dias. Segundo, pelo carinho..


    beijos

    ResponderExcluir