sábado, 3 de dezembro de 2011

Retruco Do Gaudério #5

 
 Desafiar ou desistir...

                Por que as pessoas buscam desafios cada vez maiores?!?! Por que as pessoas tem que se colocar no seu limite em todas as situações possíveis e imagináveis?!?!
                Em um dos meus textos, já falei sobre a eterna inquietude do ser humano. O povo não consegue ficar sem a evolução, sem buscar a melhora. Uma das coisas a ser melhorada é a nossa tolerância ao medo. Temos que nos desafiar e levar nosso corpo e mente aos seus limites, inclusive para que possamos conhecê-los. É algo parecido com o que acontece quando jogadores lesionados continuam praticando seu esporte (Vide o filme Karatê Kid, seja o novo ou o velho). Parece que a vontade de conseguir completar a "missão" é maior do que a dor, maior do que o medo e que todas as outras coisas. 
                Essa semana o mar daqui de Floripa deu boas ondas, de quase 2m, e nós surfamos esse mar. Uma coisa que me chama a atenção sempre que o mar sobe é que a quantidade de surfistas na água reduz drasticamente. Em uma praia que teria, normalmente, uns 30 surfistas em um mesmo "pico", como chamamos os lugares onde a onda começa a quebrar, tinham só 4 nesse dia de ondas grandes. É como se o povo não encarasse o desafio de entrar em um mar difícil e escolher a melhor onda pra descer. Na hora em que surfamos uma onda desse porte, ficamos pequenos perto da força do mar, mas a sensação de estar tão perto dessa força absurda é "reveladora". É um momento em que esquecemos dos nossos medos, dos nossos problemas, das nossas aflições... Só pensamos em acelerar a prancha e ir o mais longe possível naquela onda que é muito mais forte do que nós. Parece que, quando domamos a "besta" que tem a força de centenas de quilos de água sobre nós, domamos uma outra "besta", uma besta interior. Uma besta que sai de dentro da nossa mente, nascida dos nossos medos e receios. Essa insegurança nos leva a deixar de fazer muitas coisas maravilhosas que poderíamos fazer de bom pra esse novo mundo que está nascendo das pessoas que pensam.
                Será que esses constantes desafios a que nos lançamos tem relação com domar nossos receios e inseguranças?!?! Eu creio que sim. Acredito que só testamos nossos limites para poder levá-los a patamares mais altos, nos dando uma maior liberdade de ação frente à nossa "besta interior". Caso as pessoas consigam lidar com essa fera que limita suas vidas, elas podem fazer novas coisas em suas vidas e também na vida de sua sociedade, das pessoas que às cercam. E aí...  Vai domar as tuas bestas interiores?!?!?!   Eu estou domando as minhas, um dia de cada vez, cada dia mais perto do objetivo.

Sonzinho de hoje é em uma versão mais rústica, bem como eu curto fazer e ouvir. Negócio mais "caseiro".



Siga: @mdace80

Leia mais: Notas de Face (book) 

Um comentário: