sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Retruco do Gaudério #8


  AMIGO, @migo ou "miguxo"???

A amizade sempre foi um dos bens mais valorosos dessa sociedade. Quando falamos em sociedade, já entramos no assunto de uma relação que envolve confiança e benefício mútuo. A amizade faz parte da sociedade, mas é algo mais valoroso ainda. Afinal, nem todos os atos de amizade tem benefício mútuo. Várias vezes abrimos mão de nosso próprio benefício em função do bem estar de nosso amigo. Esse sentimento é que transforma a amizade em algo que é meio mágico.
Aí que vem o problema...

As pessoas, nesse novo mundo, tem o péssimo hábito de tirar vantagem de tudo e de todos. Não contentam-se em ganhar lucros em seus negócios, não contentam-se em burlar as leis do governo. Esse povo que só vê os fins, sem pensar nos meios precisa meter o bedelho na AMIZADE?!?!?!?!?

Não sei quanto à vocês, mas eu tenho pouquíssimas pessoas a quem chamo de amigos. Esses caras são meus AMIGOS porque eu sei que eu posso contar com eles pra tudo, assim como eles sempre podem contar comigo. Nunca tentamos tirar vantagem uns dos outros e nunca ficamos tranquilos quando sabemos que o outro está mal. É uma relação completamente idiota, porque nós nos importamos uns com os outros só porque nos importamos. Achamos legal quando a outra pessoa está feliz, ficamos tristes quando esse amigo está triste. É um sentimento quase familiar.

Essa sensação de termos alguém com quem podemos contar e que essa pessoa não tem a menor obrigação de nos apoiar, só faz isso porque gosta, é um bem extremamente precioso. Não podemos descuidar de algo raro como isso. Sempre cuidamos de nossos bens materiais e nunca mais paramos pra tratar bem um amigo, pra ir na casa dele dar apoio moral, mesmo quando não podemos fazer nada além de bater um papo e falar da vida enquanto ele está recuperando-se de alguma coisa que tenha sofrido. Isso é a tal de amizade.

Agora...  Dizer que é teu amigo e te passar pra trás nos negócios...  Dizer que é teu amigo e tirar vantagem da tua confiança pra poder lucrar em cima de ti...   Dizer que é teu amigo e sumir na tua primeira necessidade...  Esse cara não pode ser chamado de teu amigo!!!

Por isso eu digo: Tenho pouquíssimos amigos, mas são daqueles que comem arroz com linguiça e tomam cerveja barata só porque fui eu que convidei e ainda acham bem bom!!!


E tu?!?!?! Quantos AMIGOS tu tens que poderiam te acompanhar em uma verdadeira "Indiada"?!?!?!?!



O vídeo de hoje tem ALGUNS significados:
1. É de 1980, ano de nascimento do gaudério aqui;
2. É de um dos cantores preferidos da minha mãe;
3. Foi a música de despedida da minha turma de formatura no segundo grau do Colégio Champagnat, onde descobri o significado de "amigo", porque distanciei-me dos meus quando fui estudar naquela escola.




Siga: @mdace80

Um comentário:

  1. Conceito difícil...

    Amizade não deixa de ser um nível de interesse, acredito eu, porém não é um interesse material, mas outro tipo. Quando a companhia nos interessa, quando os pensamentos se identificam, quando a presença basta.

    Amizade também baseia-se em interesse, mas repense o significado do interesse, pois este existe em várias esferas.

    Interesso-me por muitas coisas materiais, mas também por ideias e pensamentos, por ações e colaborações. Amizade é muito mais... portanto dificil de conceituar.

    Hoje em dia, chamar alguém de AMIGO tem se tornado impessoal e fugindo de seu propósito.

    Pois é meu amigo, é por aí,
    hehehehehehehe

    abraços

    ResponderExcluir