sábado, 4 de fevereiro de 2012

Retruco Do Gaudério #9

 
"Espelho, espelho meu...

... Existe alguém mais bonita do que eu?!?!?!"

Essa era uma frase célebre de uma das personagens mais malvadas das histórias infantis. A bruxa má da Branca de Neve! A mulher conseguia ser essa louca toda só porque queria ser a mais bonita do reino.
Em nosso mundinho "coisa", a vaidade é um dos maiores motores para o consumismo, que é a base da sociedade. As pessoas são avaliadas pelo que elas aparentam ser. É como se a nossa "casca" de roupas de grife e adornos caríssimos dissesse o que temos em nossas cabeças e nossos corações. A sociedade parece ter engolido um conceito que temos na internet, quando falamos que tudo precisa ser fácil de analisar na primeira "olhada".
Confesso que eu fui uma das pessoas que tirava dinheiro desse consumismo desenfreado. Eu era personal trainer e professor de ginástica de academia. Nessa época já tinha meus pensamentos mais "pé no chão", assim como são hoje. Primava muito mais pela qualidade de vida das pessoas do que por essa política de ótima aparência de uma casca vazia. Já via, desde quando estava na faculdade, as pessoas importando-se muito mais com o que é visto pelos que olham de fora. O povo não se apegava à convivência e ao que temos dentro de nós. Isso é algo que não podemos ver ao primeiro olhar, precisamos conversar com a pessoa, olhar pra ela no fundo do olho e tentar entender o que ela pensa do mundo. Nas academias de ginástica parece que essa cultura é até valorizada. As pessoas não querem saber o que é bom para a saúde delas! Querem é o resultado de um corpo maravilhoso, sem nem pensar se esse corpo maravilhoso é saudável pra elas.
Essas atitudes são vistas na vida diária das pessoas. Vejo homens e mulheres dando mais valor para seus carros e roupas do que para seus hábitos ao dirigir. Vejo amigos deixando amigos de lado para andar perto de pessoas que estão na mídia. Vejo pessoas tomando bebidas absurdamente caras só porque estão na moda.
Sei lá...  Acho tudo isso uma grande bobagem.
Quem não consegue gostar do jeito que é, das coisas que acha gostosas de comer e beber, do carro em que anda, dos amigos que tem...   Esse tipo de gente me parece insatisfeita com a vida que leva e quer mudar rapidamente de vida. Mal sabem que uma vida que muda rápido, muda tanto pra melhor quanto pra pior. A velocidade é a mesma!
O que acaba sendo o "valor" dessa vida?!?!?!
Ultimamente, o que tem me chamado a atenção, em tudo o que leio e escuto, é que as pessoas falam muito em "amor" pra salvar esse mundão. Não sei se esse amor todo não tem que começar por nós mesmos. É!!!!  Amar o que somos e ter orgulho disso. Gostar de tomar cerveja barata e fazer churrasco com os amigos no final de semana não é desonra nenhuma. Ter um carro velho, mas que anda com segurança, não é vergonha. Ter bons amigos, que vão te visitar de chinelos e bermuda, mas que sempre estão ali pra te ajudar sem cobrar favores...   Sei lá, galera, dar importância pra vida que temos, sem aspirar uma vida que não está no nosso patamar.
Claro que não digo que não devemos sonhar. O que digo é que temos que ter vontade de evoluir, mas ter orgulho do que já somos e temos hoje. NUNCA esquecer da origem, NUNCA esquecer de onde viemos. Só assim, poderemos pensar em ir pra algum lugar!

Hoje, teremos 2 músicas porque o Gabriel dividiu o texto em 2 partes! hehehe





Siga: @mdace80


Nenhum comentário:

Postar um comentário