segunda-feira, 21 de novembro de 2011

A Força Do Silêncio XX

 

Duas Vias...

Não me condene na primeira linha só porque eu já afirmo de cara que Hitler foi um herói... Não me julgue em tendência partidária se eu resmungar temerosa que Lula é um herói... Atire a primeira pedra quem nunca teve os seus... Não os seus folhetins baratos com cara de comercial de margarina e finais felizes que só mudam de endereço... Atire a primeira pedra quem nunca teve os seus heróis... O ponto de vista varia de acordo com a vista de cada ponto... Uma corrente com fins benígnos pode traçar caminhos escusos... Não... Eu não estou defendendo o nazismo... Não, por favor, eu também não sou petista , nem qualquer outra coisa que remeta a qualquer partido político... Por desencargo de consciência ou por puro prazer de des-venda-r lá vou eu... Alguém aí, por acaso, já se colocou no lugar do povo alemão que sobre-viveu à Primeira Guerra Mundial? Alguém aí, já parou pra pensar que eles foram responsabilizados e pagaram, literalmente, com juros e correções monetárias por uma guerra que não fizeram sozinhos... Alguém aí tem ascendência alemã? Pois é... Você não acha mesmo que os alemães e italianos vieram para o Brasil porque tinham uma vida de esplendor em suas terras natais, né? Vamos lá, meu povo... As pedras ainda estão na mão? Aprendi na escola que Hitler era um monstro que matava judeus, mas não me disseram o quanto os alemães que o seguiram haviam sido humilhados, pisoteados, sofridos... Então, você mira o meu rosto e levanta a mão com a pedra em riste, mas acalme-se... Ainda não é hora... Você me pergunta qual a relação do Lula com essa história e eu lhe respondo. "A ocasião faz o ladrão". Pronto! Agora você esta furioso... Acertei? Vai dizer que estou chamando Lula de ladrão ou o próprio Hitler... Ou comparando Lula com Hitler... Não é nada disso... Quando a minha avó citava essa sabedoria popular queria dizer que dependendo do que as circunstâncias oferecem é que as coisas e as pessoas são moldadas e moldam o mundo... E, verdade, seja dita, isso tem toda relação com nossos heróis Hitler e Lula e, quem sabe, até o próprio Super Homem. Não, meus caros... Eu não estou ficando louca... Para os alemães derrotados na guerra e responsabilizados por ela que viveram para ver seu país destruído e seu orgulho pisoteado, o discurso forte de um homem que prometia vingar suas dores era um ato heróico, as armas levantadas por esse homem em favor disto, também... Não estou dizendo que Hitler merecia o Nobel da Paz... Vejam bem... Estou apenas afirmando que naquele contexto, para aquela população, por estes motivos e muitos outros, de acordo com este ponto de vista, ele representava uma figura heróica que veio para libertar... E Lula? - Você me pergunta... Caro leitor... Analise com carinho a história do Brasil e diga quantas vezes um membro do ' povão', como costumamos designar, chegou a ocupar tal cargo, com tal representação... Pense mais um pouco e pergunte-se: quantos outros presidentes tiveram uma repesentação internacional similar ao do ex-presidente Lula? Esqueça a questão do mártir que envolve os últimos acontecimentos da vida do petista. Pense apenas no cerne do que foi a sua Presidência... Um homem sem ensino superior, com seus equívocos lingüíticos, seus fantasmas sindicais e suas vidas múltiplas em período de ditadura... Perceba que eu não defendo a condição de herói de nenhum dos dois, apenas observo em que contexto poderia uma maioria enxergá-los como defensores ou o que chamamos de heróis... Não justifico aqui, nenhum dos atos de qualquer que seja a personagem. Apenas ofereço um outro ponto de vista, meus caros... O mais triste é que tenho quase certeza de que muitos já enxergaram o Lula "herói", mas tenho certeza, que poucos enxergaram o lado herói que Hitler poderia representar. Quando a Grande Depressão configurou suas marcas profundas na vida econômica e social do início do século XX, a figura do Super Homem teve um papel quase de auto-ajuda... Agora, ao invés de querer arremessar pedras, você provavelmente está gargalhando... Confesse... Mas, não é nada do que parece... Ao homem sem perspectiva de vida de uma década falida, que não trabalhava nem pra pagar a conta de energia elétrica, a ideia daquele homem, nem tão humano, que resolvia quase todos os problemas e enfrentava monstros de poderes inimagináveis estimulava a não desistir... E temos, então, um placar final... Hitler, Lula, Super Homem... Três "heróis" diferentes dentre tantos que em algum momento, por algum motivo simbolizaram a luta de um povo de algum lugar delimitado e, acima de tudo, foram responsáveis por fortalecer orgulhos fossem eles nacionalistas e coletivos, ou ao menos individuais... Coisa que falta é a gente olhar para o lado e pensar nos heróis que se criam hoje... O que é que a gente anda consumindo mesmo? Em quem a gente deposita a confiança? De quem a gente espera proteção? Não me recriminem por citar Hitler, nem Lula, nem o Super Homem... Todos heróis, em alguma parte da história... Todos transformados, perdidos e encontrados... Mas há que se observar... A história sempre terá duas vias... Mesmo quando os livros disserem que não, mesmo quando os anti-heróis tentarem desfigurar as cenas... Sempre haverá mais de um contexto, sempre haverá mas de um lado na guerra, sempre haverão heróis diferentes, em momentos diferentes, para olhos diferentes... E é assim que é... Em duas vias o mesto ponto de partida pode representar a chegada tardia, o atropelo dos gestos e a face desfigurada que transforma o herói em vilão na primeira sombra que representa a noite...

Siga também @NoiteDeOutroDia

Nenhum comentário:

Postar um comentário