sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Retruco Do Gaudério #3

 

Ó o auê aí, Ô

                   Dias como o de hoje fazem valer a mudança pra Floripa.

                Andar no meio do Surf me mostra coisas novas na minha vida. Podem dizer que é acaso, destino, sorte, ou qualquer outro nome que pessoas possam dar pra isso. Hoje, durante o surf em uma praia em que eu não costumo ir, mas era uma das poucas que tinha ondas surfáveis, ouvi um papo entre surfistas que eu não conhecia e esse papo me fez lembrar da expressão do título do texto. Essa frase é um clássico porque é uma frase completa, com sentido, escrita sem NENHUMA consoante. Completamente contrária ao duo gaúcho Pouca Vogal, formado pelos músicos Humberto Gessinger e Duca Leindecker, que ganhou este nome pelos sobrenomes dos dois, que quase não usam vogais.

                O papo entre os parceiros de praia, que estava lotada, falava sobre as condições do surf daquele dia. Um papo completamente superficial, mas era cheio de gírias e expressões encurtadas. Tão curtas quanto a limitação do papo deles, que se resumia ao mar, mulheres e pranchas. Fico pensando, sempre que vejo coisas assim, em "onde essa geração vai chegar". É estranho porque hábitos como o da leitura, as discussões de ideias e vários outros hábitos que envolviam a cultura estão "se perdendo" com o tempo. Cada vez menos pessoas compram livros e pensam sobre o que leem. Também vejo isso quando abro meu Facebook e vejo pessoas citando partes d´O Pequeno Príncipe. Na hora me vem na cabeça: "Meu Deus. Li isso quando tinha 8 anos. O que será que mudou nesse mundo pras pessoas estarem citando isso aos seus 20 anos de idade?!?!?!"

                Penso que essa será a nova geração de pensadores que teremos em nossa sociedade, ou essa será a nova geração de mão de obra barata e manipulável que faz com que políticos e chefias corruptas continuem explorando nossa sociedade??? (Tá, o texto foi meio socialista, mas é verdadeiro)...   Cara, se essa for a nova geração de pensadores, acho que eles só irão pensar quando abrirem os olhos e notarem que o mundo corre, assim como as informações na internet! O Carlos Maltz cansa de falar que o Rivotril (Antidepressivo) é o remédio mais vendido nas farmácias de hoje. Isso pode ser efeito, ou causa, desse leve "atraso" no quesito CULTURA GERAL do povo que anda por aí?!?!?!   Não digo que todas as pessoas dessa geração são assim. Deus me livre de generalizações, até porque, sou fissurado em Surf, o que não faz de mim um maconheiro acéfalo (Pelo menos eu acho que ainda tenho um pouco de cérebro e, com absoluta certeza, não sou maconheiro). O que falo é que as pessoas pensam só no lado ruim das coisas, sem muita crítica construtiva. Sem essa crítica CONSTRUTIVA, como pretendemos que nossa sociedade continue sendo CONSTRUÍDA?!?!?!  A evolução do pensamento e da cultura sempre vem de quebra de paradigmas. Nada evolui se não for criticado, repensado e melhorado. Nossa vida é assim também. Temos que ouvir as críticas, que apontam nossos defeitos, pensar sobre elas e tentar melhorar nesses aspectos. Como faremos isso se hoje é politicamente incorreto falar das pessoas e mostrar seus erros?!?!?!  Tudo bem, temos que saber como criticar de forma que não seja uma crítica pessoal. Tem que ser algo baseado nas ideias e deve ficar somente nisso. Difícil?!?!? QUASE impossível, mas tem como fazer.

                Pode ser que seja só eu que veja isso e que seja um baita de um implicante, mas as pessoas não aceitam mais ser criticadas porque elas também não fazem isso com os outros. Ninguém mais sabe discutir conceitos sem partir pro lado pessoal?!?!  É, galera... Pra ver um futuro em nossas vidas, temos que olhar pro nosso passado e analisar os nossos pontos à melhorar (Já que falar a palavra ERRO é algo maldito na sociedade Politicamente Correta).


Fica o sonzinho pra embalar os pensamentos e o meu "Bom Findi" pra galera!!!!

Siga: @mdace80


6 comentários:

  1. Verdade seja dita, senhor gaudério... Todo mundo fica inchado com um elogio, mas quando recebe uma crítica prefere escondê-la de si mesmo e dos outros...

    ResponderExcluir
  2. Semana corrida, mas deu tempo de passar pra dar uma espiada... Humanos e cheios de defeitos... Quem nos condenará? Enquanto o nosso dedo em riste escolhe erros alheios, muitos outros dedos denunciam o nosso...

    Prof. José Antônio

    ResponderExcluir
  3. Líbia, o povo adora receber elogios, mas nunca sabe se estes são sinceros ou são por mera educação. Já me ocorreu uma vez que esta geração "politicamente correta" elogia todo mundo por hábito. É como se tivéssemos a certeza de que os elogios acontecem quando fazemos QUALQUER COISA. Sinceramente, prefiro uma crítica construtiva sincera. Um elogio garboso e falso não me ensina nada, só me ilude!!!

    ResponderExcluir
  4. Salve, amigo João.

    Condenação?!?!?! Cara, acho até injusta a coisa de julgar e ser julgado, quem dirá a condenação!!!

    Somos pessoas cheias de qualidades e defeitos. Não acho que estejamos aqui só com péssimas intenções para que sejamos "condenados. Tudo e todos, nessa vida, tem algum lado bom(Nem que seja pra servir de "mau" exemplo).

    "Enquanto um dos nossos dedos aponta os defeitos das outras pessoas, 3 deles apontam os nossos e um ainda não se decidiu pra que lado que vai." - Minha mãe, Pedagoga.

    ResponderExcluir
  5. Aninha...

    Obrigado, anjo... Saber que uma guria que escreve tão bem lê meus textos só me faz tentar escrever cada vez melhor!!!!!

    ResponderExcluir